Skip to main content

Mensagem do líder de responsabilidade social corporativa das Américas

O ano passado foi um período de tremendas mudanças. O mundo lutou contra uma pandemia que rapidamente teve implicações sociais, econômicas e ambientais de larga escala, afetando nossas comunidades de várias maneiras e levando grande parte das nações a uma crise econômica. Como uma instituição financeira global, nossas prioridades se triplicaram: apoiar nossos clientes durante mudanças econômicas imprevisíveis, fornecer às nossas comunidades os recursos para enfrentar a crise financeira e garantir que nossos colegas tivessem segurança e apoio. 

Os impactos da COVID‑19 não foram distribuídos igualmente. Comunidades minoritárias e populações com recursos financeiros limitados tiveram maior prevalência de casos e lutaram contra o vírus com um acesso mais limitado aos serviços. Nos EUA, condições delicadas foram exacerbadas pela morte de George Floyd em maio. Após seu falecimento, as desigualdades sociais que existem há muito tempo no país foram colocadas em evidência. Como resultado, o setor de negócios, inclusive a nossa empresa, teve que reavaliar as políticas, abordagens e práticas referentes à diversidade na força de trabalho, bem como as projeções para o futuro. 

Os eventos de 2020 deixaram muito clara a necessidade de apoiarmos e protegermos comunidades diversas. Condenamos veementemente os inomináveis atos de violência contra as comunidades asiático-americanas e das ilhas do Pacífico, e nos colocamos claramente ao lado de nossos colegas e clientes negros diante de injustiças praticadas contra eles. Nós também entendemos como as injustiças raciais estão intrinsecamente ligadas à desigualdade na distribuição de renda nos Estados Unidos. Neste ano, pela primeira vez na história da nossa empresa, nós homenageamos o Juneteenth (também conhecido como Dia da Liberdade) como um feriado nacional, e anunciamos o Programa de Recuperação Comunitária (Community Recovery Program, CRP) do MUFG Union Bank, uma iniciativa de US$ 10 milhões para apoiar organizações sem fins lucrativos dedicadas à justiça social e econômica nas comunidades minoritárias. As comunidades que servimos são diversas, e é nossa responsabilidade estabelecer uma parceria com elas, bem como protegê-las e oferecer nosso incansável apoio.

 

A responsabilidade social corporativa sempre foi a base para o que fazemos. A saúde do banco está intimamente ligada à saúde das comunidades nas quais operamos. Isso significa que cada nível das nossas operações e do nosso trabalho deve ser conduzido de forma sustentável, tornando a gestão ambiental um imperativo dos nossos negócios. Nós temos o compromisso de alinhar nossa estratégia comercial a abordagens integradas que possam ajudar a inspirar soluções ambientais. Para isso, envolvemos todo o nosso ecossistema de negócios, desde partes interessadas de nossas operações internas, como colegas, investidores, acionistas e a comunidade onde operamos, até os nossos clientes e suas comunidades. Estamos entusiasmados com a expansão das nossas capacidades de acompanhamento e relatórios no que se refere à governança ambiental, social e corporativa (Environmental, Social and Corporate Governance, ESG), bem como com o investimento em nosso primeiro Relatório de sustentabilidade, que será lançado em 2022.  

Quando as coisas nem sempre acontecem como planejado, nós temos a oportunidade de reajustar e voltar com mais força. Em 2020, nós aprendemos, evoluímos e inovamos, e me sinto emocionado pelo trabalho incansável de nossos colegas para se adaptarem a um ambiente em rápida mudança. Seus esforços incluíram ajudar muitos de nossos clientes de pequenas empresas a obter empréstimos do Plano de proteção de salário (Paycheck Protection Plan); estabelecer um consórcio de Instituições financeiras de desenvolvimento comunitário (Community Development Financial Institutions, CDFI) para melhor atender às necessidades da nossa comunidade de pequenas empresas através de investimentos; e recriar nosso programa de voluntariado de colaboradores em uma plataforma totalmente virtual. Esses programas se baseiam nos nossos esforços de longa data para sermos incentivadores de oportunidades e riquezas financeiras em nossas comunidades. 

Atenciosamente,

Julius Robinson, líder de responsabilidade social corporativa das Américas.

MUFG na América Latina

O MUFG está presente na América Latina há mais de 100 anos. Desde 1918, o MUFG na América Latina construiu uma forte reputação entre nossos clientes, agências reguladoras, instituições financeiras do setor e na comunidade como um todo. Hoje, nós mantemos uma extensa rede na região, com escritórios nos seguintes países:

Nossos clientes atuam nos mais diversos setores, como energia, metais e mineração, tecnologia, automotivo, entre muitos outros. Em 2020, à medida que a pandemia se espalhou rapidamente, nossa prioridade era proteger a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores, além de continuar atendendo às necessidades financeiras dos nossos clientes sem qualquer interrupção. Nossas equipes de suporte se mobilizaram rapidamente a fim de garantir uma transição perfeita para que todos os funcionários dos nossos escritórios na América Latina pudessem trabalhar de suas casas. Além disso, manter comunicações próximas com colaboradores foi essencial durante um período de mudanças rápidas e de imensa imprevisibilidade.  

No México, logo após a pandemia ter se instalado, a gerência introduziu um serviço on-line no qual os colaboradores podiam agendar consultas com médicos, um serviço adicional aos seus benefícios médicos já existentes.

Em julho, o MUFG México organizou uma Semana do Bem-estar para os colaboradores. Durante a semana, especialistas em saúde organizaram uma série de vídeos com uma abordagem holística para falar sobre tópicos de saúde física e mental, como:

  • O que fazer e não fazer em relação à COVID‑19
  • Como manter uma perspectiva positiva
  • Nutrição
  • Aulas virtuais de ioga
  • Saúde financeira
  • Manter relacionamentos saudáveis

As iniciativas foram bem recebidas entre os colaboradores no México; os resultados de uma recente pesquisa interna no país mostraram que os esforços para manter o engajamento dos colaboradores foram eficazes, e que 95% dos entrevistados se sentem “excelentes” ou “muito bem” por trabalharem de casa.  

Mais recentemente, em fevereiro de 2021 e pelo segundo ano consecutivo, o MUFG México foi reconhecido pelo Centro Mexicano para la Filantropia, uma associação sem fins lucrativos que promove a filantropia entre as empresas. O escritório do México recebeu o notável distintivo de Empresa Socialmente Responsable (Empresa Socialmente Responsável).

Fomos reconhecidos pelos esforços contínuos em apoio aos nossos colaboradores e comunidades em meio à pandemia da COVID‑19, esforços esses que incluíram o fornecimento de benefícios adicionais aos colaboradores para permitir um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, doações a instituições sem fins lucrativos e o incentivo à equidade, diversidade e eficiência energética.

No Brasil, o maior centro da empresa na América Latina, a gerência organizou webinars sobre a importância de manter uma boa saúde física e mental.

Em 2020, a equipe lançou um novo programa de reconhecimento interno chamado “Valoriza” para promover os princípios culturais do MUFG e a união entre os membros.

O Valoriza foi projetado internamente por um grupo de colaboradores chamado “Influenciadores”, que se dedica a promover os novos Princípios Culturais do MUFG no MUFG Brasil. O objetivo é incentivar o reconhecimento entre os colaboradores distribuindo moedas virtuais aos colegas que demonstram comportamentos e atitudes alinhados com nossos Princípios Culturais e que contribuíram para conquistas importantes, praticando o trabalho em equipe, a criatividade e desafiando o status quo. 

As moedas virtuais podem ser trocadas por um dia de folga remunerado, um dia de trabalho mais curto às sextas-feiras ou, ainda, por vales-presente. Os resultados foram extremamente positivos. Nos primeiros dois meses após o lançamento do programa, o Valoriza atingiu 95% da equipe do MUFG Brasil, com 164 colaboradores reconhecidos e 770 moedas virtuais distribuídas. 

Além disso, a gerência fez um esforço conjunto para realizar mais reuniões virtuais informais e aumentou sua comunicação diária com colaboradores de todos os níveis para manter linhas abertas de comunicação que, em consequência, aumentaram a transparência e garantiram que os colaboradores estivessem cientes de quaisquer novas atualizações referentes à situação em rápida mudança. 

Como a COVID-19 ainda não recuou em muitas partes da América Latina, nós continuamos comprometidos com as prioridades que estabelecemos quando a pandemia se instalou: proteger a saúde e o bem-estar de todos os nossos colaboradores e continuar atendendo às prioridades financeiras de nossos clientes nessa região.  

Para ONGs no Brasil, a pandemia tem sido especialmente devastadora. Muitas organizações tiveram uma redução significativa no arrecadamento de recursos e, devido a essa necessidade sem precedentes, o MUFG Brasil reafirmou seu compromisso com as comunidades locais e, em vez de realizar atividades voluntárias presenciais, nossas equipes locais redirecionaram seu orçamento de voluntários para doações a instituições locais. Veja a seguir alguns destaques: 

  • Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz. A organização oferece serviços médicos para pessoas com deficiências físicas e intelectuais em situações vulneráveis. Durante a pandemia, essas pessoas sofreram com o aumento das despesas relacionadas a materiais, suprimentos médicos e equipamentos de assistência específicos. A doação do MUFG ajudou a organização a se recuperar financeiramente e continuar oferecendo serviços para aqueles que mais precisam.
  • A Santa Casa de Diadema oferece serviços de fisioterapia e reabilitação na cidade de Diadema, na Grande São Paulo. Estima-se que a instituição preste assistência a 470 pessoas por dia, além de também prestar serviços sociais para 500 crianças e adolescentes diariamente após o horário letivo. Nossa contribuição monetária ajudou a organização a comprar os tão necessários equipamentos de proteção individual, bem como notebooks, para que sua equipe médica fornecesse consultas virtuais. 

O espírito de generosidade e compaixão está muito vivo através desses exemplos de apoio às organizações locais e na resposta dos nossos colaboradores às necessidades urgentes em suas comunidades. 

 

 

Visão geral sobre a gestão ambiental

No MUFG Americas, sabemos que os nossos negócios estão intrinsecamente ligados à sustentabilidade do meio ambiente e da sociedade que nos rodeiam. Nós temos o compromisso de integrar a sustentabilidade ambiental às nossas estratégias de negócios para que, dessa forma, possamos inspirar soluções ambientais e sociais. Para isso, envolvemos todo o nosso ecossistema de negócios, desde partes interessadas de nossas operações internas, como colaboradores, investidores, acionistas, a comunidade onde operamos e mais além, até os nossos clientes e suas comunidades. 

Nosso trabalho de ESG é liderado pelo Escritório de negócios sustentáveis nas Américas, comandado pelo dr. Tobi Petrocelli e alinhado ao Escritório de negócios sustentáveis do MUFG em Tóquio. O ano de 2020 foi crucial e, com o apoio da nossa sede global em Tóquio, mapeamos um plano abrangente para integrar a sustentabilidade em todas as áreas de negócios. Com base em nosso investimento de US$ 50 bilhões em finanças ambientais nos últimos cinco anos, nossa abordagem revitalizada dos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) descreve parâmetros para utilizar e amplificar nosso impacto positivo em nossas comunidades e no mundo, a fim de aumentar a transparência e mitigar o impacto negativo em nosso planeta e suas nações. 

Nossa sustentabilidade ambiental tem como alicerce uma fundação de cinco pilares.